Causas da Cólica na Gestação:
-Alimentação inadequada pode favorecer o surgimento das cólicas abdominais. Gases e cólicas intestinais ocorrem, devido ao aumento do peristaltismo (movimento) intestinal que está aumentado nessa fase.
-Infecção urinária e infecções vulvovaginais como: corrimentos dos mais diversos tipos (candidíase, tricomoníase, vaginose bacteriana, dentre outros) podem também serem responsáveis por cólicas no início da gestação.
-A relação sexual e o orgasmo também podem gerar cólicas, já que estimulam a contração uterina. Se houver ejaculação dentro da vagina, as cólicas poderão ser um pouco mais intensas, pois o esperma é rico em uma substância chamada prostaglandina, que causa aumento da contratilidade uterina.
Para evitar as cólicas:
-A maior parte dessas dores melhora se você mudar de posição ou encontrar uma forma de relaxar.
-Sessões de relaxamento, yoga e atividades físicas não impactantes podem também ajudar a aliviar esses sintomas.
-Caso as dores comecem a atrapalhar as atividades do seu dia a dia, o seu médico poderá receitar um medicamento permitido durante a gestação para amenizar as cólicas.
- Evite atividades cansativas e esforço físico demasiado.
-Alimentação correta e ingestão adequada de água também auxiliam na melhora das dores abdominais de origem intestinal (decorrentes dos gases, distensão e cólicas intestinais).
-Se houver outros sintomas, como febre, sangramentos, calafrios, vômitos e dor ao urinar, pode ser sinal de um problema mais sério e você deve procurar orientação médica imediatamente.